A ameaça dos agrotóxicos!

24/02/2014 18:40

Fiocruz lança carta aberta criticando mudanças na legislação sobre agrotóxicos

 
 

Estudo aponta que Brasil consome, ao menos, 14 agrotóxicos proibidos no mundo

24/02/2014

Da redação

A Fundação Oswaldo Cruz lançou uma Carta Aberta na última quinta-feira (20) condenando as flexibilizações na lei sobre agrotóxicos no país. Os alvos principais são os projetos de lei 12.873 e o decreto 8.133, ambos de 2013, que facilitam a importação de agrotóxicos em casos de pragas sem precisar passar por avaliação prévia dos órgãos reguladores brasileiros.

A nota responsabiliza a “crescente pressão dos conglomerados econômicos de produção de agroquímicos para atender as demandas do mercado e de commodities agrícola” por gerar uma “tendência de supressão da função reguladora do Estado”.

Por fim, a fundação cita que inúmeros estudos internacionais já confirmaram os danos causados aos trabalhadores e comunidades expostas a esses produtos.

Agrotóxicos no Brasil

O professor Wanderlei Pignati, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), desenvolveu estudo e apontou que os brasileiros consomem 14 agrotóxicos proibidos no mundo por afetarem a saúde humana.

Pignati analisou 62 mostras de leite materno de mães que tiveram filhos de 2007 a 2010, na Cidade de Lucas do Rio Verde (MT) e em todas encontrou a presença de agrotóxicos.  Destaca-se o Endosuflan, que prejudica os sistemas endócrino e reprodutivo, presente em 44% das amostras.

Com informações do IG